Programa de Educação Tutorial - PET Nutrição

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DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

   Visando a manutenção de peso saudável e a prevenção de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e osteoporose, recomedamos:

1. Consuma alimentos variados, em pelo menos 4 refeições ao dia. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;

2. Mantenha um peso saudável e evite também o aumento da cintura;

3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;

4. Coma arroz e feijão todos os dias acompanhados de legumes e vegetais folhosos;

5. Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;

6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.

7. Para lanches coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;

8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto, que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;

9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;

10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura.                                             

                                                  

Referência:SICHIERI, R.; COITINHO, D. C.; MONTEIRO, J. B.  and  COUTINHO, W. F.. Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Arq Bras Endocrinol Metab. 2000, vol.44, n.3, pp. 227-232.

 


 

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DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

   Visando a manutenção de peso saudável e a prevenção de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e osteoporose, recomedamos:

1. Consuma alimentos variados, em pelo menos 4 refeições ao dia. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;

2. Mantenha um peso saudável e evite também o aumento da cintura;

3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;

4. Coma arroz e feijão todos os dias acompanhados de legumes e vegetais folhosos;

5. Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;

6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.

7. Para lanches coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;

8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto, que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;

9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;

10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura.                                             

                                                  

Referência:SICHIERI, R.; COITINHO, D. C.; MONTEIRO, J. B.  and  COUTINHO, W. F.. Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Arq Bras Endocrinol Metab. 2000, vol.44, n.3, pp. 227-232.